24 de setembro de 2008

Saiba tudo sobre a celulite





Outra matéria da Revista Glos sobre Celulite , é um verdadeiro compêndio. Leiam até o final, vale a pena, Confiram:

Um guia para ajudar a entender a celulite e aprender a prevenir o problema
Por: Fabiana Faria



O que é a celulite? Como prevenir? Como tratar? Na reportagema seguir elaboramos um guia rápido para você entender melhor o "probleminha" que acomete quase todas as mulheres. Quem nos ajudou nessa empreitada foi a dermatologisa Doris Hexsel.

O QUE É?
A celulite é um termo utilizado mundialmente para se referir a um quadro clínico que está presente em praticamente 100% das mulheres em alguma fase da vida. Esse quadro se caracteriza por alterações do relevo da pele que conferem à superfície desta um aspecto de casca de laranja ou acolchoado. Ocorre mais nas nádegas e coxas e em mulheres após a adolescência. Cerca de 90% das mulheres têm celulite e as outras 10% acham que têm, mas é bom frisar que mesmo estas que ainda não tem, estão sujeitas a ter celulite em algum momento da vida.

A celulite está relacionada a aspectos da anatomia do corpo feminino que também é influenciada por fatores hormonais. Nas mulheres, a gordura abaixo da pele de áreas como nádegas e alto das coxas é mais pronunciada e compartimentada de uma maneira diferente do que nos homens. As mulheres acumulam gordura justamente nessas regiões, favorecendo o aparecimento da celulite.

Nessas áreas afetadas pela celulite, existem fibras (traves) que ligam a superfície aos tecidos mais profundos, que repuxam a pele para baixo, causando os "furinhos" ou depressões do relevo da pele que caracterizam o aspecto acolchoado da celulite. Esses "furinhos" ficam ainda mais evidentes quando há aumento do volume dessas áreas, seja por aumento de peso (acúmulo de gordura corporal), ou por retenção de líquidos.

TIPOS
Na classificação atual, a celulite é availada em 4 graus (0, I, II e III); esta classificação descreve os diferentes estágios da celulite com base em alterações da superfície da pele no repouso e com contração ou pinçamento. Entretanto, o problema desta classificação é que, se uma paciente tem apenas um "furinho" (ou lesão deprimida da celulite) ou se ela tem 10 furos mais profundos, essa paciente será classificada em grau II - o que limita a avaliação da gravidade e da extensão do quadro de celulite.

Devido à limitação da classificação atual, foi proposta e validada uma nova classificação baseada em uma nova escala de gravidade da celulite, criada pelas Dras Doris Hexsel, Taciana Dal'Forno e Camile Hexsel, que foi denominada Hexsel & Dal´ Forno & Hexsel Severity Scale of Cellulite. Essa nova classificação contempla os principais e mais importantes achados clínicos e morfológicos na celulite e também possibilita averiguar quais os itens que contribuem, no caso específico de cada paciente, para um agravamento da celulite. A nova classificação considera 5 aspectos importantes para avaliação da celulite (número de lesões deprimidas, profundidade das lesões deprimidas, aparência clínica da celulite, grau de flacidez e, como último item, a atual classificação dos graus de celulite), sendo que cada um destes aspectos pode ter nota zero a três. Uma vez avaliados esses aspectos, a soma dos escores de cada um deles resulta em uma classificação final, sendo de 1 a 5- celulite leve; de 6 a 10, celulite moderada e mais de 11, celulite grave.

Mesmo que as pacientes consigam identificar elas mesmas a presença de celulite, a presença do médico é importante para uma avaliação correta dos fatores envolvidos e para estabelecer o tratamento adequado.

TRATAMENTOS
A escolha do tratamento depende muito do grau de celulite, estilo de vida e outras características da paciente. Atualmente, o conceito mais moderno para tratamento de celulite é chamado de tratamento multidisciplinar, ou seja, são diversos tratamentos associados entre si, que incluem uma dieta equilibrada e exercícios físicos, além de cremes contendo diversos princípios ativos, massagens, equipamentos, lasers e tratamento cirúrgico.

Na nossa experiência clínica, a Subcisionâ é o tratamento mais eficaz para celulite de grau avançado. A Subcision® é uma técnica cirúrgica ambulatorial que consiste na introdução de uma agulha com ponta cortante por baixo da pele, com a finalidade de cortar os septos que repuxam a pele para baixo ("furinhos da celulite"), desfazendo o aspecto irregular do relevo cutâneo. Além disso, o hematoma que surge a partir do corte, leva à formação de um novo tecido conjuntivo na região, funcionando como um verdadeiro "preenchedor natural", elevando a área anteriormente deprimida. A Subcision® só pode ser realizada por médico experiente no uso dessa técnica, em consultório ou clínica habilitados. Vale ressaltar que prenchedores, especialmente permanentes, oferecem riscos e são contra-indicados em celulite ifusa: Além dos nódulos da celulite, a mulher tem uma pele flácida, ela acompanha um quadro de flacidez, se apresentando fofa e trêmula.


QUEM TEM?
Além do aumento de peso corporal, há outros fatores que podem causar ou agravar a celulite tais como história familiar, falta de exercícios físicos, alimentação inadequada, sedentarismo, pílulas anticoncepcionais, alterações hormonais e metabólicas.

O fator genético está definitivamente envolvido, mas isso ainda não está comprovado em estudos clínicos. É comum observarmos que o corpo de mães, filhas e avós são semelhantes, apresentando muitas vezes um padrão semelhante de celulite.

A alimentação inadequada também está relacionada, não só os refrigerantes, mas todos os alimentos calóricos em geral que favorecem o ganho ponderal de peso e o acúmulo de gordura localizada.

OS CREMES
Em geral, as formulações dos produtos anti-celulite apresentam atividade multifatorial, agindo na quebra das células de gordura e no auxílio da drenagem linfática e da microcirculação. Além destas finalidades, essas formulações também atuam no aumento da firmeza, hidratação e maciez da pele. O tratamento da celulite de graus mais leves depende, além dos produtos anti-celulite, de mudanças de hábitos alimentares e de saúde.

Muitas substâncias encontradas nas formulações anticelulíticas são membros da família das metilxantinas, incluindo a cafeína, teofilina e aminofilina. Estes ativos atuam nas células de gordura chamadas adipócitos, favorecendo a sua quebra (lipólise). Há alguns extratos vegetais atuam na microcirculação periférica, facilitando a drenagem, além de promover tonificação e efeitos firmadores locais. Entre eles green tea, chá preto, castanha-da-Índia, arnica, gingko biloba, cavalinha, funcho, algas e hera. Além destes também existem outros princípios ativos que atuam diferentemente como coenzima-A, L-carnitina, centella asiática, ácido ascórbico, derivados de vitamina A, silícios orgânicos, silanóis e outros.

O tratamento tópico da celulite indicado para cada pessoa deve ser orientado por um dermatologista que avaliará o grau de celulite da paciente, fazendo a melhor escolha de tratamento. Normalmente, os cremes devem ser aplicados nas áreas afetadas duas vezes ao dia, alguns necessitam massagem, outros não.

ALIMENTAÇÃO É TUDO
Todos os alimentos ricos em açúcar e gordura estimulam a formação de celulite. Não existe um estudo avaliando a quantidade mínima diária ou o tipo específico de alimento que previna a formação de celulite. Sabe-se que uma dieta equilibrada, que contemple proteínas, frutas, legumes, verduras, carboidratos ricos em fibras e menor ingestão de gordura saturada, pode evitar o agravamento da celulite.

Segundo a nutricionista Carolina Mellini, os alimentos antioxidantes ajudam a melhorar os furinhos. Eles impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos, o que abre caminho para a celulite. Os antioxidantes são encontrados na: cebola, cenoura, chá verde, frutas cítricas, frutas vermelhas e vinho tinto (lembrando que o vinho é calórico e deve ser consumido com moderação)


MITOS E VERDADES
>> Refrigerante causa celulite? Por quê?
Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho ponderal e o acúmulo de gordura localizada, o que pode agravaa a celulite. Os refrigerantes devem ser evitados pela grande quantidade de açúcar, mas não por causa do gás contido nessas bebidas. Preferencialmente, os refrigerantes devem ser substituídos por suas versões diet/light, por água, com ou sem gás, ou por sucos naturais.

>> Beber água evita a celulite? Por quê?
Primeiramente, o consumo de água é importante para a saúde em geral. Porém, até o momento, nenhum estudo científico demonstrou que o aumento da ingestão de água pode prevenir ou melhorar a celulite.

>> A celulite pode ser tratada com cirurgia?
A celulite de grau avançado pode ser tratada através de uma técnica minimamente invasiva, a Subcision®.

>> Anticoncepcional piora a celulite?
O estrogênio (hormônio feminino) está relacionado à celulite. As principais evidências que apóiam esta questão são: a celulite acomete mais em mulheres do que em homens; o seu início é após a puberdade; ela piora na gestação e durante o uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal estrogênica.

>> Cigarro causa celulite?
Definitivamente não. A Dra. Doris possui mais de 2 mil pacientes com celulite em grau avançado e 90% deles não fumam! Claro que o cigarro faz mal a saúde e provoca alterações no organismo, mas nenhum estudo científico comprovou que o cigarro é também uma das causas do surgimento ou agravamento da celulite.

>> E o álcool?
Geralmente, as bebidas alcoólicas ou drinks são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso corporal, o que pode piorar o aspecto da celulite.

>> Celulite tem cura?
Celulite pode ser tratada, melhorada e controlada através de muitos tratamentos. Para todos os graus de celulite, emagrecimento e controle de peso ajudam bastante. Para as celulites leves, caracterizadas pela casca de laranja, alguns tratamentos com cremes e géis contendo princípios ativos podem ser úteis, além de alguns tratamentos por equipamentos. Mas, para os graus avançados, a Subcision® a única técnica que realmente oferece resultados marcantes e persistentes.

>> Chocolate dá celulite? Por quê?
Todos os alimentos calóricos, que engordam e, principalmente aqueles alimentos que contém gorduras e açúcares, podem causar celulite. O chocolate está nesta lista!

>> Cremes eliminam a celulite?
Os cremes são coadjuvantes importantes aos outros tratamentos no combate à celulite, pois apresentam em sua composição substâncias que promovem a quebra da gordura, a estimulação do fluxo sangüíneo e a drenagem linfática, além da suavização da superfície da pele, ou o conhecido aspecto de "casca de laranja". Entretanto, eles têm uma capacidade limitada de alterar a estrutura do tecido gorduroso e penetrar até o tecido subcutâneo e, por isso, precisam ser associados a outros tratamentos.

DICAS GERAIS
O segredo é prevenir, evitando o sedentarismo, procurando ter uma alimentação saudável e balanceada, procurando evitar frituras e doces em geral, e praticando exercícios físicos regularmente. Os exercícios físicos ajudam a controlar o peso, que é um dos grandes inimigos da celulite. Realizar exercícios físicos aeróbicos (caminhadas, bicicleta, natação, ginástica, etc) favorece a queima de gorduras, mas também são importantes os exercícios que fortaleçam a musculatura das áreas com celulite.

A Dra. Doris vai lançar até o final do ano um livro pela Editora Record com mais dicas. No site dela, é possível encontrar mais sobre o assunto: www.hexsel.com.br

Celulite - Produtos para acabar com os furinhos

*por: Cynthia Pedreira



O Boticário BodyActive Sistema Firmador Corporal R$57,80. " Utiliza a tecnologia dos Biopeptídeos e do Ginseng, para firmar e reforçar a estrutura da pele."




Anna Pegova Phyto Mince Lipo Actif R$162,80 "Promete reduzir o aspecto de “casca de laranja”,queimar as gorduras,dando firmeza e a elasticidade à pele."





Roc Retinol R$110,00. "O Retinol, Vitamina A no estado puro, ajuda a diminuir mesmo o aspecto da celulite mais persistente."




L'Oréal PerfectSlim Pro r$45,99 "Possui rolos amassadores com a função de massagear intensamente a pele ativando a microcirculação sanguínea e promovendo a drenagem dos tecidos."




Lancôme Sculpturale. R$150,00 "Tenho uma amostra aqui em casa mais nunca usei.Já ouvi mulher dizer que funciona!"





Vichy Lipo-Metric. R$140,00 "Este eu uso e recomendo.Mas encarem como um tratamento,tem seguir as instruções, ok?."






Nivea Body Bye-Bye Celulite. R$32,90 "Já usei também, mas eu não gostei, não vi nada de diferente e não gostei do cheiro."

1 comentários:

Anônimo disse...

Viva a todas, já conhecem o novo creme varizes , é um novo produto belga que tem como finalidade tratar varizes estou usar à 2 meses é eficaz, comprei no site Venatrix-Portugal.com estou contente recomendo…

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Meu blog no VilaMulher

Seguidores

Novidades...

Digite seu e-mail aqui

 

Mulheres de Estilo Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada
This template is brought to you by : allblogtools.com | Blogger Templates